Em parceria com o Grupo Boticário, a Neurobots desenvolveu o Batom Inteligente. Um dispositivo desenvolvido para que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores possam aplicar batom. Uma inovação que reúne inclusão e tecnologia para o mercado da beleza.
O Batom Inteligente foi criado em 2018 durante o Summer Job da CESAR School, como um desafio do Grupo Boticário para desenvolver um produto de beleza que aplicasse batom automaticamente, reconhecendo apenas os lábios do usuário através de inteligência artificial.
Em 2023, a Neurobots entrou no projeto, focando principalmente em design industrial e visão computacional para aprimorar a precisão e a experiência de uso. Vários protótipos foram desenvolvidos e testados, e ao final desta fase, foram realizadas as primeiras aplicações de batom em pessoas, além do registro de duas patentes de inovação.
Em 2024, o foco passou a ser o teste de aplicações em humanos e a evolução no design. A robustez alcançada possibilitou testes de uso em ambientes fora de laboratório e apresentação do projeto em diversos eventos de inovação, como o Gramado Summit e Rio Innovation Week. Ao final desta fase, os protótipos entregues foram lançados na flagship store do Grupo Boticário, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde foi apresentado à veículos da imprensa, influenciadores que falam sobre acessibilidade e passaram 15 dias disponíveis para uso do público geral.
O dispositivo utiliza inteligência artificial para interagir com quem está experimentando, informando o passo a passo do processo. No primeiro momento, uma foto é tirada para identificar e avaliar os lábios. Em seguida, o batom é aplicado cuidadosamente. A aplicação dura cerca de quarenta segundos e, ao final, uma nova foto é tirada para avaliar os resultados. O batom inteligente usa sensores para diferenciar a pele do rosto, oferecendo a melhor aplicação possível para quem está utilizando.
"Na Neurobots, sabemos que a tecnologia pode transformar vidas. O Batom Inteligente é a materialização de como a inovação pode trazer avanços significativos para a vida das pessoas. Este projeto é particularmente importante para nós, pois destaca como a nossa expertise tecnológica pode contribuir para a resolução de desafios reais e promover mais acessibilidade. Estamos muito satisfeitos com as perspectivas do projeto e com o impacto positivo que ele pode ter na vida diária de pessoas com deficiência visual ou limitação motora nos membros supeiores Gostaria de agradecer ao Grupo Boticário e ao CESAR por essa parceria e colaboração. Juntos, estamos criando soluções que fazem a diferença, promovendo inclusão e autonomia para todas as pessoas.” destacou Julio Dantas, CEO da Neurobots.